quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Notas do descobridor em sua viagem à terra: Brasil

(Para o rei Carlos III)


Ritual 1

Acordar cedo. Seja por um pequeno bichinho ao pé da cama, o gato, seja por um outro, elétrico, despertador. Levantar é preciso, passado de geração em geração, uma técnica. (Diz-se que quanto antes do nascer-do-sol, mais ajuda da divindade se recebe).
Depois vem a parte burocrática, molhar-se, comer, vestir...

Ritual 2

Encaminhar-se a um sistema auto-regulatório denominado ‘fila’, no qual parecem abstrair do mundo, entrando em estado de êxtase (um êxtase solitário). Alguma forma mecânica os transporta até despertarem do transe, no local onde irão passar as próximas horas. (aí outro começa...)
Daqui os etnógrafos continuem...

Parêntese analítico

(O momento do transporte é marcado por uma tensão que não poderia registrar. Toda uma ética dos olhares, uma assembléia silenciosa. De um lado e de outro, uns se arriscam, outros retraem, uns encaram, todos jogam)

Ritual número 5

Quando da hidratação, trata-se dos momentos mais interessantes, ao olhar do descobridor: o contato tão banal com essa substância imprescindível a eles é de uma vivacidade tal, ó Vossa Majestade, precisaríeis ver para crer! Quantos tesouros...


As crenças se distribuem, num primeiro momento, em relação ao sujeito (o que lhe é próprio). Depois vão se justificar num nível mais amplo que diz respeito a realidade. São poucos os que prosseguem nessa escalada, mas há os que, interrogando-se sobre essas “justificativas” mais gerais chegam num impasse que é o do absoluto.


Parece que aqui, ó Majestade, uma nova raça de homens habita! É coisa rara e incrível, mas tem de acreditar em mim. Quem o diga que é urucubaca essa coisa toda de cosmos... Não podia crer a princípio na falta de unidade, na sua impossibilidade, mas... de fato, 2+2 não é igual a 4, simplesmente porque não há 1. Mas será 0 o Caos?


É o seu mais humilde servo que lhe implora, Vossa Majestade, envie uma esquadra de guerra para nos socorrer!! Se antes foram muy hospitaleiros, nos alimentaram, abrigaram, agora nos trancafiaram estão dizendo que vão nos comer!


Assinado
John Fritz Kennedy

Nenhum comentário: